Se você passa o dia todo trabalhando, indo e voltando do escritório o tempo todo, provavelmente já se deparou com a necessidade de resolver problemas nesse meio tempo. Seja no sistema da empresa, seja nas redes sociais do seu cliente, enfim, é uma necessidade, queira ou não.
É justamente nesta esteira que surge o conceito dos ultrabooks e dos notebooks conversíveis: leveza, tamanho e até uma duração de bateria para aguentar esse dia pesado são três alvos desse conceito. É claro que tamanho e duração de bateria não caminham muito bem juntos: no mundo dos smartphones, um dispositivo mais fino representa uma duração de bateria menor.
O Samsung Style NP740 é justamente um dispositivo que tenta aliar leveza com uma boa duração de bateria (ou quase isso): ele tem uma tela de 13,3 polegadas, cabe em qualquer bolsa e provavelmente nem pesará, além de ter carregamento rápido. A Samsung afirma que 20 minutos de carga já são suficientes para duas horas de uso.
É claro que leveza e tamanho reduzido também possuem custos: o dispositivo ainda usa um HD convencional de 5400RPM, algo questionável para um conversível cuja proposta é justamente possibilitar maior portabilidade e uso em diferentes posições. A duração da bateria, em algumas condições, deixa a desejar.
Testei o Samsung Style por algumas semanas e eu conto tudo sobre essa experiência abaixo:
Design
[caption id="attachment_4245" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_221942-Large.jpg) Lateral do Samsung Style. (foto: Lucas Silva)[/caption]
Um notebook conversível pequeno e confortável. É assim que defino o Style: ele tem cerca de 32,5 centímetros de largura e 22,8 centímetros de comprimento. De espessura, são 2 centímetros. Para fins de comparação, a largura equivale à duas vezes a palma de minha mão totalmente aberta (que não é muito grande, por sinal).
Isso o torna bem leve: são 1.78 kg. A tampa é feita em metal, com a marca Samsung colada, bem protuberante. Na parte inferior da tampa – junto à dobradiça de abertura da tela – a empresa utilizou plástico prateado. O _palm rest – _que compreende toda a área de utilização do dispositivo – é também feito em metal. A parte inferior, porém, é feita em plástico.
[caption id="attachment_4249" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222015-Large.jpg) Acabamento em "diamond cut". (foto: Lucas Silva)[/caption]
O grande problema do design deste dispositivo é a dificuldade em realizar atualizações: é preciso abrir todo o dispositivo para ter acesso ao disco rígido, slots de memória RAM ou até mesmo o slot M.2. Ao todo, são dez parafusos protegendo a base do notebook, sendo todos os parafusos do tipo Phillips.
O posicionamento das conexões é bem similar ao de outros dispositivos no mercado: na lateral esquerda, temos uma conexão proprietária de carga, HDMI, USB-C, 3,5mm (para fones de ouvido) e um slot para cartões microSD. Na lateral direita, temos as duas conexões USB convencionais e os botões de volume e energia.
[caption id="attachment_4251" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222050-Large.jpg) Botões de energia. (foto: Lucas Silva)[/caption]
A tela é de vidro e, apesar de ter apenas 13,3 polegadas, a sensação é de que a Samsung poderia ter aumentado um pouco o tamanho da tela. A mesma é rodeada por bordas relativamente grossas, que poderiam ter sido poupadas em prol à tela. Apesar desta observação, o uso não é comprometido e é bem confortável. Acima da tela, existe uma webcam de 1,3MP.
A principal característica do produto é o fato de ser conversível: além de ser notebook, ele pode ser utilizado como um tablet de 13,3 polegadas, como uma tenda (apoiando as duas pontas da carcaça sobre uma mesa) e como um totem (apoiando o teclado para baixo e deixando apenas a tela visível). A configuração mais interessante deste tipo de produto é a de totem, pois deixa amostra apenas a tela, possibilitando um foco maior no conteúdo.
A dobradiça que permite “converter” os modos é grande, possui cerca de 24,3 centímetros de comprimento e passa a sensação de segurança, sem parecer que está pendendo ou querendo deixar a tela sair, e também não sendo mole demais.
Tela
[caption id="attachment_4261" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222546-Large.jpg) Tela e Modo Tablet. (foto: Lucas Silva)[/caption]
A tela do Samsung Style 2 em 1 é satisfatória para consumo de mídia e para trabalhar: são 13,3 polegadas com resolução 1920x1080 e tecnologia IPS. As cores são bem vivas de padrão, e podem ser customizadas em um aplicativo específico da Samsung, que já vem pré-instalado no Windows.
A cor preta é bem destacada e muito profunda, que é um bom ponto positivo para quem gosta de qualidade nas cores. A tela também é sensível ao toque, com suporte ao modo tablet do Windows, suportando até dez dedos simultaneamente. A resposta do toque é instantânea e, durante o uso, com a tela ligada, não notei muitas marcas de dedo.
Hardware
[caption id="attachment_4260" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222523-Large.jpg) Samsung Style. (foto: Lucas Silva)[/caption]
Se o tamanho agrada, o hardware acaba ficando um pouco para trás: estamos falando de um Intel Core i3 7100U, de quatorze nanômetros e sétima geração, que é voltado para dispositivos com baixo consumo de energia. Aliado ao Core i3, temos 4GB de memória RAM, GPU Intel HD Graphics 620 e HD de 500GB de 5400RPM.
Ele não teve problemas para executar tarefas leves, como navegar na internet utilizando o Microsoft Edge, digitar um texto com o Word e outros. Jogos mais simples – como Fallout Shelter – também foram executados sem problemas. Um uso mais pesado, unindo estes casos de uso, acaba revelando alguns problemas quanto às configurações.
O uso de discos rígidos convencionais continua sendo questionável nos dias de hoje, principalmente quanto à velocidade. Apesar de executar as tarefas de forma satisfatória, não foram raras as vezes em que o notebook precisou de um tempo extra para processar a informação que pedi.
[caption id="attachment_4253" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222055-Large.jpg) Conexões USB. (foto: Lucas Silva)[/caption]
O tempo de inicialização do Windows também é agravado com os discos rígidos físicos, tendo em vista a necessidade de carregar todo o sistema operacional em uma tacada só. Outro problema é a memória RAM de 4GB: ainda que seja satisfatória para um uso bem básico, 4GB de RAM são insuficientes para rodar múltiplas abas dos principais navegadores e outros aplicativos simultaneamente.
Se o interesse é instalar um SSD no lugar do HD, ou até mesmo manter o HD e instalar um SSD do tipo M.2, outro agravante entra em cena: é extremamente difícil abrir este produto e realizar uma atualização. É preciso remover toda a tampa traseira do dispositivo e trabalhar um pouco para fazer este tipo de atualização física.
Nas conexões, temos Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1 LE, duas conexões USB convencionais, uma conexão USB-C e até mesmo um slot para cartões microSD, além da conexão HDMI e 3,5mm. A falta de conexões USB poderia ser amenizada, tendo em vista a disponibilidade de periféricos que utilizam USB hoje em dia (pen drives, mouses, etc).
Teclado e touchpad
[caption id="attachment_4247" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_221959-Large.jpg) Teclado. (foto: Lucas Silva)[/caption]
O teclado possui 80 teclas e possui acabamento na cor preta. Ele é levemente curvado, é bem confortável e o espaçamento entre as teclas é satisfatório. Alguns podem estranhar o padrão americano, já que teclas locais não são gravadas fisicamente no teclado. Também senti falta da barra invertida, já que não existe tecla dedicada quando utiliza-se o padrão brasileiro via software.
Ele possui retroiluminação na cor branca, e é possível customizar a intensidade da luz conforme necessário. Contudo, em alguns momentos, ele pareceu não responder aos comandos e à utilização do produto. Para amenizar o tamanho reduzido e as teclas perdidas, a Samsung utiliza funções secundárias nas teclas de função (F1-F10) e nas setas (Home, Page Up e Down e End).
O touchpad é bem simples: os botões ficam embutidos e a sensibilidade é bem satisfatória. O acabamento ao redor é resultado do _diamond cut _(corte do metal de forma a deixar a superfície reflexiva) e é bem bonito. Ele é feito de plástico e não parece riscar com facilidade. O tamanho também é satisfatório.
Softwares embutidos
Além da versão Home do Windows 10, a Samsung envia ao cliente uma série de aplicativos da marca: um gerenciador de energia, um compartilhamento de tela (quase igual ao TeamViewer), galeria própria, aplicativo de mensagens, transferência de arquivos via Wi-Fi, compartilhamento de links, um aplicativo de sincronismo chamado SideSync e outro para gerenciar o dispositivo.
A empresa também envia um aplicativo para gerar uma imagem de recuperação do sistema, que pode ser gravada em um disco removível ou manter apenas a imagem. As configurações específicas da fabricante fazem menção às cores, ao teclado retroiluminado, áudio e dispositivos de entrada.
Bateria
[caption id="attachment_4257" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222453-Large.jpg) Modo totem. (foto: Lucas Silva)[/caption]
A bateria do Style 2 em 1 é relativa: se você usa alguns serviços do próprio Windows ou da própria Microsoft – como o Microsoft Edge ou o Office – a duração de bateria pode chegar às 6 horas de uso com brilho médio, levando em consideração poucas abas abertas e sem multimídia intenso, isto é, sem execução de vídeos elaborados e em alta resolução.
Em tarefas mais elaboradas e que dependem mais do hardware – como execução de vídeos em alta resolução, jogos (ainda que leves), edição de fotos ou alguma edição leve de vídeo, em brilho mais intenso, a duração de bateria beira entre 3 e 4 horas. Para evitar um período muito longo sem o notebook, a Samsung apelou para uma solução eficiente.
O Fast Charging está presente: segundo a marca, 20 minutos de carga podem dar 2 horas de uso com o recurso. Durante os testes, o produto foi de 0 a 100% em cerca de 1 hora e 40 minutos, um tempo bem satisfatório. E, mesmo com o notebook em uso, o carregamento manteve-se firme e na mesma proporção.
O Samsung Style 2 em 1 vale a pena?
[caption id="attachment_4262" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222610-Large.jpg) Modo tenda. (foto: Lucas Silva)[/caption]
O Samsung Style 2 em 1 é um produto que atende uma necessidade crescente: a portabilidade de quem está sempre em movimento e precisa de algo leve para utilizar no dia-a-dia, sem comprometer a experiência de uso. O dispositivo consegue se dar bem com esses dois conceitos: ele não deixa nada a desejar na usabilidade, muito menos no formato.
O grande problema fica por conta do hardware. Um notebook conversível foi idealizado primariamente para ser utilizado em qualquer condição – isto é, como tablet, como tenda, enfim, de várias formas. E, por ser uma peça mecânica, o disco rígido está vulnerável às condições as que é submetido.
[caption id="attachment_4259" align="aligncenter" width="630"]
](https://cdn.amazingtec.com.br/2018/08/IMG_20180819_222513.jpg) Samsung Style. (foto: Lucas Silva)[/caption]
O ideal seria a utilização de um SSD, que não utiliza partes mecânicas. Apesar de ser relativamente mais caro que um disco rígido convencional, ele está se tornando mais popular. Outro ponto que precisa de atenção é a memória RAM: 4GB em 2018 pode trazer mais problemas que benefícios aos usuários.
Por R$3.000,00, ele é uma boa opção para quem procura portabilidade e está disposto a abrir mão da potência e de futuras atualizações físicas em prol deste conceito. Para um uso mais intenso, porém, não será o melhor dispositivo para tal.